Please reload

Posts Recentes

Couchsurfing: Para um bom viajante, um sofá basta

November 12, 2019

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

América para os baianos

June 4, 2019

Saiba como a Bahia participou das conquistas do Brasil na Copa América

 

 

Em 2019, o Brasil volta a sediar a Copa América (algo que não acontecia desde 1989). A competição vai do dia 14 de junho a 07 de julho, quando ocorrerá a final no Maracanã. A Seleção Brasileira venceu todas as vezes que sediou o evento. A Bahia também faz parte da construção dessa história. Confira o retrospecto:

 

  • 1919 e 1922- o Estádio das Laranjeiras foi palco das duas primeiras edições da Copa América no país. Todas as partidas foram realizadas na praça esportiva. A Seleção foi campeã vencendo Uruguai e Paraguai, respectivamente;

  • 1949- depois de 27 anos, o Brasil recebe uma Copa América. Pela primeira vez no país, a competição foi disputada em mais de uma cidade, mas Salvador ficou de fora. Na final, o Brasil foi campeão goleando o Paraguai por 7 a 0;

  • 1989- pela primeira vez, Salvador recebe jogos da Copa América. Entretanto, a relação entre Seleção e o torcedor baiano não era boa. O então técnico, Sebastião Lazaroni, não levou Charles e Bobô, campeões brasileiros com o Bahia em fevereiro daquele ano. Nas partidas contra Venezuela e Peru, vaias e descontentamento. Contra a Colômbia, o time deixou Salvador e foi jogar em Recife. Com menos pressão, a equipe deslanchou e venceu mais uma vez o Paraguai na final.

  • 2019- 30 anos depois, a relação entre Seleção e os baianos é bem diferente. Nas duas últimas vezes que jogou na Fonte Nova (uma partida válida pela Copa das Confederações contra a Itália em 2013 e a outra pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018), o Brasil foi bem recebido pelo público. Tite e seus comandados só em Salvador uma vez (contra a Venezuela pela fase de grupos). Mas a capital baiana receberá outros quatro jogos. Entre eles estão Argentina x Colômbia e um confronto das quartas de final.

 

 

Baianos que conquistaram a América

 

A Bahia é berço de atletas que ajudaram a Seleção Brasileira a conquistar as oito edições da Copa América de sua história. O primeiro foi o atacante Luiz Menezes que participou da conquista do primeiro “caneco” do país na competição, em 1919.

 

Após 70 anos, dois baianos voltaram a vencer a Copa América com Seleção Brasileira. O atacante Bebeto e o zagueiro Aldair representaram o estado na conquista de 1989. O defensor ainda participou da conquista de 1997 e ainda é o único nascido na Bahia a ser bicampeão da competição.

 

O goleiro Dida e o volante Vampeta são os próximos da lista. Eles na conquista da Copa América de 1999. O último nascido na “Boa Terra” a vencer o torneio foi o lateral-direito Daniel Alves, em 2007, com direito a gol na final contra a Argentina.   

 

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATOS

aban@faculdadesocial.edu.br
(71) 4009-2804
 

© 2017 - Agência Baiana de Notícias - Centro Universitário UNISBA