Please reload

Posts Recentes

Couchsurfing: Para um bom viajante, um sofá basta

November 12, 2019

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

Café com Prosa debate transformações, inovações e perspectivas do jornalismo

March 30, 2017

 

Na segunda-feira (27), o auditório “Irmã Maria Alice” recebeu a primeira edição de 2017 do “Café com Prosa”. O objetivo foi discutir o tema “Jornalismo: Transformações, inovações e perspectivas de futuro”. Os convidados jornalistas, Wladmir Pinheiro, Telma Verçosa e Zeca Peixoto, debateram durante duas horas e depois foram questionados pelos estudantes sobre o mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telma Verçosa, especialista com MBA em gestão de pessoas e editora de qualidade da TV Bahia, abriu a mesa e comentou sobre as mudanças no telejornalismo, mas destacou que ainda é preciso seguir o básico, como não errar no português, manter a coloquialidade e ser natural. Para ela, na conversa entre o jornalista e o telespectador é preciso pensar em quem está do outro lado “como se ele fosse um vizinho, não um vizinho íntimo, mas um vizinho”. 

 

Telma ainda citou que o profissional que deseja trabalhar com TV deve estar preparado para constantes mudanças (técnicas, tecnológicas, etc.), e estar apto a ser multifuncional e manter-se sempre bem informado.

 

Já o mestre em História Social e professor na área de jornalismo na Internet, Zeca Peixoto, fez uma reflexão sobre o fenômeno da economia da atenção, que é atual e está ligado ao público da modernidade que possui diversos aparelhos e a partir deles escolhe para qual dará mais atenção e por quanto tempo.

Ele citou os métodos de pesquisa feitos por jornalistas e veículos comunicação a fim de capturar a atenção e o interesse do público. Também explicou os novos mecanismos utilizados pelo IBOPE para “mapear as plataformas digitais de compartilhamento de conteúdos”. 

Outro convidado que falou sobre as plataformas digitais foi o mestre em Cibercultura e coordenador digital do jornal Correio, Wladmir Pinheiro. Nesse sentido, ele ressaltou que o webjornalismo é pautado em resolução semântica. Isso significa dizer que todo o conteúdo na rede é a continuidade de um assunto anteriormente noticiado, o que no jargão jornalístico é chamado de suíte. Esse “desdobramento da notícia faz com que os temas nunca percam a atualidade”.

 

Por fim, cada um dos convidados fez suas considerações finais e respondeu as questões feitas pelos estudantes da FSBA. As perguntas foram as mais variadas, desde empreendedorismo no jornalismo até o papel do veículo em relação ao seu público. Ficou evidente que as mudanças tecnológicas e aquelas que atingem as relações trabalhistas e de mercado mobilizaram o interesse dos futuros jornalistas.

 

A coordenadora do curso e mediadora do debate, Bárbara Souza, ressaltou a importância de eventos como o Café com Prosa: “(...) essa discussão é particularmente pertinente dessa reconfiguração dos veículos de comunicação, da função que eles tem na sociedade e do fazer jornalítico”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga