CONTATOS

aban@faculdadesocial.edu.br
(71) 4009-2804
 

© 2017 - Agência Baiana de Notícias - Centro Universitário UNISBA

RADIONOVELAS

Luiza Peres, Natália Miranda, Harrison Lago e Aline Reis

reproduziram a fábula "O Leão e o Mosquito" de La Fontaine

Estudantes revisitam obras

de Jean de La Fontaine

O folhetim foi uma narrativa de grande sucesso nos jornais, uma maneira ágil e atraente de contar histórias. No rádio, o folhetim ganhou voz e efeitos nas radionovelas e seriados. Muito comum na década de 1940, esse tipo de estrutura e gênero foi se perdendo no rádio, sobretudo, com a chegada da TV. No entanto, no imaginário e no desejo de antigos e novos comunicadores, a radionovela continua viva.

Nesse segmento da ABAN, você ouve a produção dos estudantes do Centro Universitário UNISBA na adaptação das Fábulas de La Fontaine. O objetivo desse trabalho acadêmico é fazer com que o estudante possa desenvolver o uso da linguagem radiofônica e a competência de roteirizar e a atualizar conteúdos históricos.

Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um escritor francês, formado em direito e teologia, suas primeiras fábulas foram publicadas em 1668 e muitos desses contos, que sempre trazem um fundo moral, conquistaram gerações de leitores em todo o mundo e se perpetuam como alegorias sobre o certo e o errado, o justo e o injusto, o poder e a liberdade.

As adaptações que você vai ouvir aqui foram produzidas entre 2015 e 2016. Boa audição!

O Leão e o Mosquito

Jean de La Fontaine

Um texto do século XVII completamente atual. As tecnologias podem promover grandes mudanças sociais, mas o comportamento humano guarda particularidades que independem de época ou inovações.